Notícia

 
18.jan.2016

“Getúlio, Getúlios: o revolucionário, o ditador e o líder nacional-desenvolvimentista” com Lira Neto

Desvendando a Esfinge

 

Pendura o retrato do velho / pendura no mesmo lugar / o sorriso do velhinho faz a gente trabalhar…”

No início dos anos 1950 essa marchinha era cantada em todo o Brasil, como celebração ou provocação. O “Velho” era Getúlio Dornelles Vargas e voltava eleito ao Palácio do Catete. Seu retrato, quase obrigatório em residências, repartições públicas, e comércios durante os quinze anos em que ocupou o poder, havia sido “apeado” das paredes quando os militares o depuseram em 1945, os dois fatos gerando grande júbilo entre seus opositores. Agora, os “queremistas”, seus partidários e apoiadores, comemoravam a volta.

É impossível entender o Brasil do século vinte sem a figura de Getúlio Vargas. O revolucionário de 1930, o presidente, o “pai dos pobres”, o ditador, o estadista, o populista, a raposa; o responsável pela criação da Petrobrás, de Volta Redonda e da Consolidação das Leis do Trabalho, e também por arbitrariedades e censura. Com tudo isso, e apesar de muito disso, um dos maiores políticos brasileiros.

Getúlio morreu em 1954, mas seu espectro ainda assombra a República; muitos presidentes, ditadores e candidatos declararam e ainda declaram, de algum modo, serem opositores ou herdeiros do “varguismo”.

O historiador Boris Fausto cita frase do diário de Vargas: “gosto mais de ser interpretado do que de me explicar”, e ressalta que parece ser um desafio irônico a quem buscasse entendê-lo como pessoa e como homem público. O escritor e jornalista Lira Neto aceitou o repto de deslindar este enigma, e o venceu com brilho, publicando pela Companhia das Letras a monumental trilogia “Getúlio”.

“Getúlio”, muito mais do que uma biografia é um painel sobre o tempo que iniciou o Brasil moderno, focado em seu principal protagonista. Lira Neto, mediante um trabalho exaustivo de pesquisa em documentos, livros, manuscritos, realizou uma obra essencial para a compreensão da esfinge Getúlio Vargas. Conseguindo, ao mesmo tempo, o prodígio de associar o rigor científico à leitura agradável e, às vezes até divertida, sobre tema denso e complexo.

João de Lira Cavalcante Neto é cearense, cursou Filosofia, Letras e Jornalismo; trabalhou em vários jornais de Fortaleza e em algumas das principais revistas e jornais do país; é poeta, tendo participado do movimento da “poesia marginal” do Ceará. Atualmente dedica-se a biografias, e ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti, o principal prêmio literário do país, e uma vez o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), nesta área.

É autor, entre outras obras, de “Getúlio”, “Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão”, “Castello: a marcha para a ditadura”, “O Inimigo do Rei: uma biografia de José de Alencar” e “Maysa: Só numa multidão de amores”.

Lira Neto estará no Graciosa Country Club, no dia 25 de fevereiro, para proferir palestra com o tema: “Getúlio, Getúlios: o revolucionário, o ditador e o líder nacional-desenvolvimentista”, e fazer o lançamento local da trilogia “Getúlio”, como parte do projeto Pensando o Brasil, criado e organizado pela Diretoria Cultural do Graciosa e pelo Conselho da Biblioteca com o propósito de manter um espaço de reflexão sobre nosso país e o mundo contemporâneo.

Este evento será realizado em parceria com França da Rocha & Advogados Associados, empresa paranaense da área jurídica, que por meio de diferenciais como o atendimento personalizado, a experiência profissional e conhecimento técnico, atua em todas as regiões do Brasil; e também com o UniBrasil Centro Universitário, instituição de ensino superior que, entendendo a importância da cultura e do debate de ideias para a educação e sedimentação do conhecimento, tem participado com frequência nas realizações culturais do Clube.

Wanda Camargo – educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil.

OS INGRESSOS PODERÃO SER TROCADOS NA SECRETARIA GERAL DO CLUBE POR UMA LATA DE LEITE EM PÓ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support