Notícia

 
28.set.2015

Pondé analisa “A tensão da democracia” em palestra no Graciosa dia 05/10.

PONDÉ ANALISA “A TENSÃO DA DEMOCRACIA” EM CURITIBA

O escritor, filósofo e  jornalista Luiz Felipe Pondé apresenta em Curitiba no dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19h30, a palestra “A Tensão da Democracia”, na Sede Social do Graciosa Country Club. Realizado em parceria pelo Graciosa, UniBrasil Centro Universitário e B’nai B’rith e apoio da Editora Leya, o evento faz parte do projeto Pensando o Brasil, idealizado pela Diretoria Cultural do clube, que tem à frente a professora Liana Leão. Esta série de encontros tem como objetivo discutir questões importantes sobre o cenário político, social, econômico e cultural do país. As duas primeiras edições contaram com presença do cientista político Demétrio Magnoli e do jornalista William Waack. O evento é reservado a sócios e convidados.

Com a verve que lhe é característica, pontuada por inteligência e ironia, Pondé discorrerá sobre o momento do país e a turbulenta situação que paira sobre nossas instituições, governantes e, em última análise, respinga até no processo democrático. Mais do que isso, trará sua opinião sobre o futuro de nossas instituições e a necessidade de participação política de todos.

As opiniões contundentes do escritor não costumam poupar ideologias, política nacional e internacional, instituições filosóficas e, em última instância, a própria condição humana e sua mediocridade, como ele faz questão de frisar. Tiradas certeiras e raciocínios mordazes podem ser esperados, ressaltando outro de seus grandes méritos, o de aproximar a discussão da filosofia do nosso dia-a-dia e de uma linguagem que consegue ser acessível sem descambar no simplismo.
Apontado como o filósofo mais  polêmico do país, ele também aproveita para lançar na ocasião o livro “Guia Politicamente Incorreto do Sexo”, em que discorre sobre a praga do politicamente correto no campo do sexo e do afeto.

SOBRE O AUTOR
Luiz Felipe Pondé é filósofo, graduado pela na Universidade de São Paulo. Fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado da Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Como colunista, tem uma produção que ganha destaque na imprensa nacional em jornais como Gazeta do Povo e Folha de São Paulo. É autor, entre outros livros, de “A Era do Ressentimento”, “Guia politicamente incorreto da Filosofia”, “Contra um mundo melhor – Ensaios do afeto”, todos com grande sucesso.

Sua última obra lançada é “Os Dez Mandamentos (+ Um)”, em que aborda a modernidade e sua relação, mais próxima do que supomos, com os Dez Mandamentos; segundo ele mesmo, comete a “arrogância” de sugerir mais um mandamento: “Terás esperança no mundo”.

 

“Tensões da Democracia” – Palestra com Luiz Felipe Pondé
Dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19h30
Graciosa Country Club
Evento para sócios e convidados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support