O Graciosa

 

Nossa História

No início do século XX, Curitiba sofreu profundas mudanças, tanto no aspecto cultural como no humano. A presença dos imigrantes europeus, italianos, poloneses, ucraíno e especialmente, alemães, provocou mudanças nos costumes da capital paranaense.

1914 – Sport Club Germânia
Os alemães, praticantes de tênis, criaram um clube voltado a esse esporte. A fundação aconteceu no dia 11 de novembro de 1914. A sede, que ficava no Parque Graciosa, (atual Avenida João Gualberto), possuía duas quadras de tênis.

1919 – Tennis Club 1914
Em 15 de janeiro de 1919, o Sport Club Germânia, passou a ser chamado de Tennis Club 1914.

1921 – Graciosa Tennis Club
Devido sua localização, situada na estrada chamada Graciosa, o Tennis Club 1914, passou a ser chamado de Graciosa Tennis Club.

1927- Graciosa Country Club
No segundo semestre de 1926, a Diretoria do Graciosa Tennis Club, propôs união aos componentes do Curityba Golf Club, para que formassem uma só sociedade. A proposta foi aceita.

Nessa mesma época, os Diretores do ainda Graciosa Tennis Club solicitaram ao arquiteto Francisco Pinow, um projeto para a construção de uma Sede Social. No dia 28 de fevereiro de 1927, foram assinadas as plantas e apresentadas à Prefeitura de Curitiba.

Diante da transformação pela qual o clube passava surgiu a necessidade de criar um novo estatuto. No dia 14 de junho, em Assembleia Geral, foi lido o novo estatuto e fundado o Graciosa Country Club.

A nova Diretoria foi eleita e empossada no dia 28 de junho de 1927. Entretanto, convencionou-se estabelecer a data de 14 de julho de 1927, quando foi inaugurado o campo de golfe, como data oficial de fundação do Graciosa Country Club.

No dia 14 de julho de 1928, foi organizada uma grande festa para que fosse comemorado o primeiro aniversário do clube.